Pela primeira vez os Açores estiveram visíveis na WOMEX, a maior e mais importante feira de música do mundo.

Em Las Palmas, Gran Canária, por via de uma montra dedicada ao trabalho de 20 projetos musicais açorianos e ao Festival Cordas que está nomeado para ‘Best Newcomer’ no Transglobal World Chart Festival Awards, destacando a MiratecArts e promovendo os Açores enquanto destino de férias, de trabalho e de cultura artística.

Com duração de cinco dias, o evento consistiu no encontro musical mais diversificado do mundo, integrando 2700 profissionais de música de 92 países, mais de 60 artistas musicais no palco, filmes e documentários de todo o mundo.

A iniciativa também englobou sessões de conferência, oportunidades de orientação com mais de 60 especialistas, incluindo mesas redondas, reuniões de rede, apresentações e concertos num programa de 16 horas diárias.

“Fizemos história com esta participação. Não só por estar presente na feira com uma montra pela primeira vez, mas porque estamos a levar o trabalho de vários artistas açorianos, mostrando que a nossa Região também é produtiva no mundo da música”, salientou Terry Costa, diretor artístico da MiractecArts.

A MiratecArts apresentou 20 projetos musicais, por via de uma coletânea virtual, onde incentivou os produtores e apresentadores de música a escolherem os seus preferidos, enquanto dava a oportunidade de receberem umas mini-férias nos Açores.

“Temos que ser criativos nas próprias apresentações pois o que não falta são centenas de pessoas a vender o seu trabalho. Este meio de apresentar os Açores foi falado por toda a feira, dando muito mais visibilidade ao projeto e aos Açores, com centenas de pessoas a visitarem a montra”, frisou o diretor artístico.

O resultado foi positivo, uma vez que surgiram oportunidades para dois projetos musicais participarem no Seoul Music Week e, ainda, um projeto em processo de adjudicação para Tenerife.

“Isto é um ganho tremendo porque cada vez que um artista sai dos Açores para apresentar o seu trabalho está diretamente a promover a nossa Região. Não se pode pedir promoção melhor que esta”, garantiu.

Na primeira fase participaram os artistas BekaWak, Bia, Bruma Project, Bruno da Rosa, Fato of the Land, Horta G, Hugo Almeida, João da Ilha, King John, Luís Alberto Bettencourt, Luís Barbosa, Myrica Faya, Nina, Rafael Carvalho, Raquel Dutra, Ronda da Madrugada, Sara Cruz, Sonasfly, Swift, Triigga e WE SEA.

Os artistas que participaram nesta campanha, Hoje Açores Today, fazem parte da plataforma http://www.discoverazores.org/ liderada pela MiratecArts e com o apoio da Direção Regional do Turismo dos Açores.

https://mail.google.com/mail/u/1/#inbox/FMfcgxvzLNbtwpxKZKzmWWLhFlgZGGSF?projector=1