Duarte Freitas, presidente do PSD/A, garantiu que o partido irá apresentar no parlamento um relatório de interesse regional sobre o estado do ensino profissional na Região.

“Da profunda análise que fizemos a este nível de ensino fica, para já, uma grande conclusão: quem está no terreno sente que o ensino profissional é considerado, por parte de quem governa, como um parente pobre do sistema educativo regional”, frisou o líder dos social democratas.

O relatório de interesse regional sobre o estado do ensino profissional integra, ainda, um conjunto de recomendações do PSD/A assentes em cinco grandes linhas de ação.

As propostas incidem na abertura de mais turmas nas escolas profissionais da Região, na abrangência de todas as ilhas e concelhos da Região com oferta de formação profissional e na definição de áreas vocacionais em função da realidade económica e social de cada ilha ou concelho.

A par disso, os social democratas propõem o envolvimento da comunidade educativa e dos agentes económicos na definição das ofertas formativas, bem como, o devido e atempado financiamento no ensino profissional.

O relatório em questão visa, de acordo com Duarte Freitas, contribuir para “suplantar o atraso educativo dos Açores face aos padrões europeus, elevando, assim, o nível de formação e qualificação das próximas gerações de açorianos”.

Coordenado pelo deputado Jorge Jorge, o documento será apresentado na próxima sessão plenária do parlamento dos Açores.