O projeto ‘Todos Juntos Podemos Ler – Açores’, desenvolvido em parceria com a Fundação PT e implementado pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores, visa conferir oportunidades de leitura para todos os alunos através da criação de bibliotecas escolares inclusivas.

A Fundação PT tem-se afirmado como motor de uma nova lógica social assente na inclusão digital das populações com necessidades especiais.

De referir que as soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações apoiadas pela Fundação PT, adaptadas às necessidades dos cidadãos com deficiências, possibilitam o acesso à atividade escolar, profissional e social deste segmento da população. A fundação mencionada contribui, assim, para a Inclusão Digital de todos.

A carta de compromisso assinada entre a Direção Regional da Educação e a Fundação PT tem permitido dotar as bibliotecas escolares de doze unidades orgânicas, designadamente a EBI Roberto Ivens, EBI Ribeira Grande, EBI Capelas, EBI Arrifes, EBS Povoação, EBS Tomás de Borba, EBI Água de Pau, EBI Rabo de Peixe, entre outras.

De salientar que a 15 de maio, a Direção Regional da Educação, através da Rede Regional de Bibliotecas Escolares, em parceria com a Fundação PT assinou na EBI da Ribeira Grande o terceiro aditamento da carta de compromisso.

No auditório da Escola Básica integrada da Maia, a dois de novembro pelas 10h30, serão entregues as soluções tecnológicas de acessibilidade às comunicações às três novas bibliotecas escolares com o projeto, nomeadamente EBI da Maia, ES de Laranjeiras e ES de Nordeste.