A Comissão Europeia lançará, a 29 de novembro, um segundo concurso para a atribuição de 12 mil passes de viagem gratuitos dirigidos a jovens de 18 anos que queiram descobrir a Europa.

Assim, todos os jovens com 18 anos da União Europeia (UE) poderão candidatar-se, até 11 de dezembro de 2018, a um passe de viagem que lhes permitirá viajar na Europa entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019.

Os jovens poderão viajar por um período máximo de 30 dias, sendo que as candidaturas deverão ser efetuadas por via do portal: https://europa.eu/youth/discovereu_pt. Um comité de avaliação irá analisar as candidaturas e fará a seleção das mesmas, pelo que os resultados do processo de seleção serão anunciados em meados de janeiro de 2019.

Os candidatos poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas.

De salientar que esta iniciativa denominada ‘DiscoverEU’ reuniu, numa primeira fase, milhares de jovens, tendo os mesmos estabelecido contacto pelas redes sociais, criado grupos que viajaram de cidade em cidade e abrigado outros jovens nas suas próprias casas.

“Neste verão, cerca de 15 mil jovens de 18 anos de idade puderam viajar por toda a UE. Tiveram a experiência pessoal do que é ser europeu e de descobrir a diversidade e a riqueza culturais da Europa, bem como de conhecer pessoas por toda a UE”, admitiu o comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura e Desporto.

A iniciativa ‘DiscoverEU’ surgiu em junho, com um orçamento de 12 milhões de euros para 2018.