No decorrer do mês de outubro, o Museu do Oriente, em Lisboa, acolhe três workshops de influência chinesa e japonesa dedicados às técnicas de papel marmoreado, encadernação japonesa e livro dragão.

No sábado, dia 13 de outubro, a oficina de papel marmoreado dá a conhecer os diferentes tipos de materiais a utilizar, incidindo na preparação do banho, das tintas e do próprio papel de suporte.

O workshop de papel marmoreado encontra-se agendado para as 14h, terminando às 18h, sob preço de 60 euros.

De conhecimento muito restrito e localizado no saber dos grandes mestres da encadernação, o papel marmoreado chegou a ser utilizado como suporte de documentos sagrados.

A 27 de outubro realiza-se o workshop de Encadernação Japonesa, que introduz uma das mais antigas técnicas de encadernação artesanal, utilizando o ponto à vista ‘yotsumi toji’, para aplicá-la na produção de cadernos, livros e álbuns.

No referido dia desafiam-se todos os interessados a construir um Livro Dragão, recorrendo a técnicas de dobragem, corte, colagem e materiais de ilustração. A sessão divide-se em três partes, iniciando-se pela análise de livros-objeto, seguindo-se a experimentação das técnicas a usar e as várias possibilidades de montagem do livro.

O workshop de encadernação japonesa tem o custo de 35 euros, incluindo materiais, e ocorre das 10h00 às 13h00.