A V Gala do Desporto ‘Troféu Arrifes Desporto Mais’ decorreu ontem, na Escola Profissional EPROSEC, onde 70 atletas da freguesia de Arrifes foram homenageados.

A iniciativa da Junta de Freguesia de Arrifes tem por intuito homenagear e distinguir os agentes desportivos, as entidades do desporto escolar e as entidades do associativismo desportivo que se notabilizaram ao longo de 2017, através dos resultados alcançados ou pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo na freguesia e ao desporto regional.

Do Águia Clube Desportivo foram 16 os atletas a serem distinguidos com o ‘Troféu Arrifes Desporto Mais’ por terem integrado a Seleção de Ilha. O referido clube definiu Emanuel Falcão como figura referência, que, assim, foi homenageado pelo seu comportamento, empenho e dedicação no decorrer da atividade desportiva.

O Clube Desportivo da Casa do Povo de Arrifes, que se dedica à prática e andebol feminino e masculino, também foi distinguido, tendo cinco atletas recebido o troféu pela participação em Seleções de Ilha. Como figura de referência surgiu Roberto Medeiros, pelo trabalho desenvolvido em prol do clube.

Cinco atletas do Clube Escolar de Desporto da Escola Básica 2,3 de Arrifes foram distinguidos no âmbito do desporto adaptado, sendo Rodrigo Silva a figura de referência.

No clube acima mencionado e na modalidade de Judo o destaque foi conferido a quatro os atletas sob título de campeões regionais.

Na categoria Internacional foi Miguel Pacheco que recebeu o troféu pela participação nos jogos das ilhas de 2017, onde alcançou o terceiro lugar.

27 atletas do Arrifes Kickboxing Clube foram homenageados na cerimónia, pelos títulos de campeão regional e de vice-campeão do mundo, enquanto Pedro Correia foi distinguido como figura de referência.

A par disso, foram homenageados atletas naturais da freguesia ligados a outros clubes ou individuais, como o caso de Francisco Travassos, campeão regional de cadetes de downhill. Por seu turno, no rally o destaque foi para os jovens Rúben Rodrigues e Estevão Rodrigues que obtiveram resultados de destaque nas diversas provas açorianas da última época. São campeões regionais de duas rodas motrizes.

Na modalidade de Jet Ski a troféu foi atribuído a Gonçalo Rodrigues que, em 2017, sagrou-se, entre diversos aspetos, campeão ibérico, nacional e regional norte em SKI GP3 Seniores.

“Quero agradecer à Junta de Freguesia de Arrifes por nos proporcionar, mais uma vez, uma excelente gala de convívio entre todos os atletas, dirigentes e treinadores. Esta é uma forma de reconhecer o esforço e dedicação de todos. Queria agradecer a presença de todas as entidades aqui presentes que trabalham em prol do desporto e também dar o meu agradecimento especial aos meus pais que me apoiam todo o ano”, frisou o jovem Gonçalo Rodrigues.

Vitorino Rodrigues também foi distinguido no Jet Ski, tendo alcançado o título de campeão regional e nacional de Ski Júnior e de vice-campeão mundial de Ski Júnior.

Carlos Melo foi a Personalidade do Ano a ser homenageada, figura que se dedicou ao atletismo com 40 anos de idade como forma de combater o sedentarismo. Realizou a primeira prova na Ribeira Seca, da Ribeira Grande, seguindo-se um período de quatro anos como atleta do Operário. Fundou o Núcleo Sporting de São Miguel e iniciou nos Fenais da Luz um longo trabalho em torno do atletismo. Carlos Melo já participou em diversas provas, tendo recebido variadas distinções.

O evento contou com a animação de Vânia Dilac, concorrente do The Voice Portugal, que interpretou a ‘Chamateia’.

“Temos que sair da nossa zona de conforto para podermos ir mais além e sermos o melhor de nós próprios. Eu creio que cada um que será aqui homenageado foi exatamente isso que fez. Chegar um pouco mais longe, com esforço e hoje o validar de tudo isso”, salientou Vânia Dilac.

Na ocasião, a cantora aproveitou para adiantar que a primeira gala em direto do The Voice Portugal terá lugar no próximo domingo, dia nove de dezembro, pelas 20h00, sendo o público a ditar quem irá passar para a segunda gala.

“Nós, concorrentes do The Voice, e eu estou nas vossas mãos e sei que estou bem entregue [risos]”, frisou.

Em declarações à MegaJovem, Eusébio Massa, presidente da Junta de Freguesia de Arrifes, salientou que a gala confere um “reconhecimento muito interessante porque são atletas que já competem a nível nacional e regional com ótimas classificações e, tendo em conta a dimensão da freguesia, achamos por bem homenagear esses atletas”.