Dois jovens açorianos conquistaram medalhas de excelência na 43ª edição do EuroSkills – Campeonato Europeu das Profissões.

As medalhas referidas são entregues aos concorrentes que alcançam mais de 500 pontos nas suas provas. José Pedro Ferreira Franco e Paulo Alexandre Lourenço Ferreira, formandos em Gestão de Redes Informáticas pela ENTA – Escola de Novas tecnologias dos Açores, São Miguel, receberam as medalhas.

Este ano, a delegação portuguesa contou com a participação de três concorrentes açorianos, além de José Daniel Viveiros de Medeiros, da ENTA, como jurado da prova de Gestão de Redes Informáticas e de António José Cabral Paquete, da Escola Profissional de Capelas, na qualidade de líder de equipa.

Ana Filipa Carolas Coelho, formanda em Cozinha pela Escola Profissional da Praia da Vitória, e os dois jovens da ENTA irão participar no Mundial das Profissões – WorldSkills International que decorrerá em 2019 em Kazan, na Rússia.

Nas competições europeia e mundial, os concorrentes dos Açores formados nas escolas profissionais da Região têm alcançado um bom historial de resultados que inclui títulos de campeões e a conquista de muitas medalhas.

A iniciativa decorreu em Budapeste, na Hungria, com a participação de cerca de 600 jovens de 28 países, em 40 profissões.

Os melhores formandos qualificados de toda a Europa competem pelo título em cada profissão neste campeonato que se realiza a cada dois anos em países distintos, englobando concorrentes até aos 25 anos de idade.