O Campeonato Europeu de Patinagem Artística arrancou com a competição de figuras obrigatórias, com destaque para a Alemanha e Itália nos pódios de juniores e seniores.

A alemã Alina da Silva venceu a competição feminina, seguindo-lhe as italianas Desire Cocchi e Ludovica Riccardo. Nos masculinos, o italiano Davide Arminchiardi alcançou o ouro, o seu colega Matteo Fabris foi bronze, sendo a prata atribuída ao patinador alemão Marc Brokelman.

De igual modo, no escalão mais velho o ouro dividiu-se entre as duas nações, pelo que a alemã Lina Goncharenko foi a vencedora sénior, ficando Elena Donadelli e Chiara Mattei em segundo e terceiro lugares.

O italiano Alessio Gangi sagrou-se campeão europeu de Figuras Obrigatórias, Tim Jendrick vice-campeão, ficando o alemão Aaron Wunder com o bronze.

O Campeonato da Europa de Patinagem Artística 2018 realiza-se, pela primeira vez, nos Açores, mais propriamente, na ilha de São Miguel, onde se iniciou a 31 de agosto na Escola Secundária de Lagoa. O evento prolonga-se até ao dia oito de setembro.