Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, inaugurou hoje as obras de ampliação e requalificação das instalações do Lar das Criancinhas da Horta.

O investimento em questão é superior a 2,6 milhões de euros, permitindo disponibilizar 80 novas vagas nas valências de creche, jardim de infância e centro de atividades de tempos livres.

“Além de este ser o cumprimento de mais um compromisso do Governo, este tipo de investimento na área da infância e juventude simboliza bem uma aposta de futuro, não só no futuro de cada uma das crianças que o vão utilizar, mas também do nosso futuro coletivo, como Região ”, destacou o Presidente.

No âmbito da visita de trabalho do executivo açoriano ao Faial, Vasco Cordeiro explicou que o investimento resultou, no total, na criação de mais 80 novas vagas naquelas três valências que permitem a esta instituição dispor de uma capacidade de acolhimento de quase 240 crianças.

“No caso particular da creche, resposta especialmente importante para nós, na medida em que a primeira infância ocupa um lugar central nas nossas políticas sociais, as 32 novas vagas da creche ‘O Castelinho’ somam-se às quase 700 criadas desde 2013 na Região, e que permitiram aos Açores ultrapassar a taxa de cobertura de 33%”, afirmou.

No caso concreto do Faial, desde 2014, adiantou Vasco Cordeiro, foi duplicado o número de vagas disponíveis em creche, tenso sido criadas 116 novas vagas, por via da construção da creche dos Flamengos e agora também com este reforço.

Segundo o Presidente do Governo Regional, este é um trabalho que tem sido materializado por todos os concelhos e por todas as ilhas da Região, através de uma parceria com centenas de instituições que trabalham na área.