A campanha de verão ‘Heróis do Sol Saudável’ contou com a participação de cerca de 400 crianças.

A iniciativa, que assentou em ações de sensibilização nas ilhas do Faial, Pico, Terceira e São Miguel, foi promovida pelo Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

As populações locais, por via da campanha mencionada, foram alertadas para os riscos e cuidados a ter em relação à exposição solar. Nas atividades dos ‘Heróis do Sol Saudável’ procedeu-se à distribuição de brochuras a todas as crianças e de um kit composto por mochila, boné, caneta e pulseira que mede a intensidade de raios UV.

Foi, ainda, disponibilizado protetor solar para aplicação em todas as crianças que participaram, a par de um momento de sensibilização a ter na exposição solar.

O projeto ‘Heróis do Sol’ arrancou em 2014, destinando-se a crianças do primeiro ciclo, numa ótica de alertar para os perigos da exposição solar e estabelecer uma distinção entre exposição solar benéfica e exposição excessiva e perigosa.

Em Portugal, a campanha ‘Heróis do Sol Saudável’ é considerada o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável.