De 26 de outubro a 11 de novembro decorrerá mais uma edição do ‘Outono Vivo’ festival literário, no Auditório do Ramo Grande e na Academia de Juventude e das Artes, na Praia da Vitória.

A iniciativa contará com cerca de 50 mil livros, diversas conferências, espetáculos de teatro, música e cinema.

Num investimento concelhio de 25 mil euros, a feira do livro contará com apresentações de vários livros, como é o caso de ‘Os Távoras – Entre a Virtude e o pecado’, da autoria de Maria João Fialho Gouveia, ‘Larga Quem não te Agarra’ e ‘Todos os dias São Para Sempre’ de Raúl Minh’alma.

Ana Sofia Fonseca apresentará um livro sobre vinhos que será acompanhado pela exibição do filme ‘Setembro, a vida inteira’ que ilustra a atividade vitivinícola na Região Demarcada do Douro.

Serão apresentados, também, livros infantis, de culinária crónicas e um livro do autor Ruy de Carvalho intitulado ‘O Amor é Isto’. A par disso, está prevista a exibição da peça ‘Trovas & Canções – Atores, Poetas e Cantores’, um espetáculo de homenagem à língua, literatura, escritores, cantores e poetas portugueses que contará com a presença de Ruy de Carvalho, João de Carvalho, Ricardo Gama, João Correia, Adelaide Sofia e Miguel Oliveira.

No que respeita aos espetáculos, o evento contará com a atuação da Orquestra AngrajJazz, na sessão de abertura, e do pianista André Gomes. Encontra-se agendado um concerto de guitarra de Silvestre Fonseca, sendo apresentado o novo disco da fadista natural da Praia da Vitória, Vera Brasil.

No âmbito das conferências e tertúlias, na mesa redonda organizada pelo escritor Joel Neto estarão presentes nomes como Ana Margarida de Carvalho, Rodrigo Guedes de Carvalho, João Pinto Coelho, Vamberto Freitas, José Mário Silva e Luís Corredoura.

A novidade da próxima edição prende-se com conferências sobre temáticas de índole local, como a que será ministrada pelo historiador Francisco Miguel Nogueira sobre a presença da Base das Lajes.

“A Câmara Municipal da Praia da Vitória orgulha-se de organizar dois dos maiores festivais dos Açores. O maior festival de verão, as Festas da Praia, e o maior festival da época baixa, o Outono Vivo, evento que já se consolidou como a maior feira do livro dos Açores”, destacou Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.