António Ventura, deputado do PSD Açores na Assembleia da República, revelou-se satisfeito com a aprovação do projeto social democrata que visa a alteração da hora de realização dos exames nacionais nos Açores.

“Era mais que justa a alteração da hora dos exames nacionais nos Açores, passando das 8h30 para as 9h30, de forma a que os alunos os realizem em boas condições de saúde, naquela que era uma reivindicação antiga”, frisou o deputado.

O social democrata recordou que para que um aluno açoriano estivesse às 8h30 no exame, com a obrigação de se apresentar meia hora antes, em algumas ilhas teria de acordar pelas cinco horas da manhã.

A este propósito, o parlamentar adiantou que a mobilidade dos alunos até à escola é dificultada pela falta de regularidade de transportes públicos.

“Esta alteração da hora dos exames nacionais assume, igualmente, uma condição de respeito do Estado pelos Açores e pela sua Autonomia porque também reconhece a insularidade e a condição arquipelágica da Região”, concluiu António Ventura.