Entrevistas

Encontro Intergeracional com 300 crianças e idosos

A nona edição do Encontro Intergeracional, que decorreu no Teatro Ribeiragrandense, acolheu cerca de três centenas de crianças e idosos numa tarde de animação.

Promovida pela divisão de Ação Social e Educação da Câmara Municipal da Ribeira Grande, a iniciativa assentou em momentos de convívio entre as crianças e os idosos dos centros de convívio, através de canções, quadras, peças de teatro e animação de Natal.

A associação Solidaried’Arte foi responsável pela animação, tendo apresentado uma peça de teatro e diversas músicas. Também os idosos e crianças presentes apresentaram peças de teatro e momentos musicais.

Tânia Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, assistiu ao Encontro Intergeracional, onde agradeceu a presença de todos os que contribuem para o sucesso de uma iniciativa que congregou diversas faixas etárias numa tarde.

Primeiras confirmações para o Tremor 2019

Colin Stetson, Moon Duo, Pop Dell’Arte, Grails, Lula Pena, Lafawndah, Cave e The Sunflowers são os primeiros artistas confirmados para a sexta edição do Festival Tremor 2019, que terá lugar entre nove a 13 de abril.

No âmbito musical contemporâneo o destaque vai para o saxofonista e compositor Colin Stetson que trabalhou com diversos artistas, desde Tom Waits a TV on the Radio e de Arcade Fire a Lou Reed.

Além de solista, Colin é compositor, tendo circulado na tradição de avant jazz de músicos como Evan Parker e na música eletrónica contemporânea de Tim Hecker.

Os Moon Duo são um duo composto por Sanae Yamada e Ripley Johnson com o mais recente Occult Architecture. Ao quarto disco de estúdio, os Moon Duo refletem a dualidade entre luz e escuridão.

‘Contra Mundum’ assume-se como o mais recente disco de originais dos Pop Dell’Arte que apresentam mais de 30 anos de carreira e que também marcarão presença na próxima edição.

Por seu turno, os Grails caracterizam-se pela sua capacidade de experimentar mais ideias, conferindo novas fronteiras à música experimental e combinando diversos estilos musicais.

Outra das confirmações é a guitarrista e compositora Lula Pena que é desprovida de fronteiras, cantando em português, francês, inglês, espanhol, grego e italiano.

A par disso, a próxima edição do Tremor 2019 contará com um reforço de residências artísticas com a comunidade, sendo que as primeiras a anunciar irão juntar as músicas dos espanhóis ZA! às danças tradicionais da Vila de Rabo de Peixe por parte das Despensas de Rabo de Peixe, isto é, grupos de 15 a 20 dançarinos com castanholas.

O trabalho será complementando com uma exposição fotográfica de Rúben Monfort, estando o coletivo ondamarela responsável por desenvolver um espetáculo com a Associação de Surdos de São Miguel.

Os bilhetes para o festival podem ser adquiridos a preço especial na bilheteira online, FNAC, Worten e CTT.

Novo programa de combate às discriminações

Lúcio Rodrigues, diretor regional da Juventude, garantiu que o Governo Regional irá avançar com um novo programa de combate às discriminações.

O diretor regional falava no encerramento da campanha ‘Antes de me Discriminares, Conhece-me’ que englobou o apoio das direções regionais da Solidariedade Social e da Educação.

“Esta campanha atingiu mais de 64 mil jovens das nove ilhas dos Açores durante os seus seis anos de implementação”, frisou Lúcio Rodrigues, adiantando que “as competências e experiências adquiridas podem e devem ser ferramentas para o combate a todos os tipos de discriminação”.

Neste sentido, o diretor regional assegurou que está a ser preparado um novo projeto a ser implementado no primeiro trimestre de 2019.

Lúcio Rodrigues alertou, ainda, para importância dos jovens e das crianças na transmissão de uma mensagem de combate às discriminações, a todos os tipos de violência e ao bullying.

“Enquanto houver um elemento que sofra de discriminação, o trabalho não está realizado. É preciso valorizar aqueles que, nos últimos anos, tiveram a coragem de sair do anonimato para divulgar e despertar estes problemas da sociedade”, realçou.

A campanha ‘Antes de me Discriminares, Conhece-me’, agora concluída, destacou-se pelas atividades de sensibilização contra todas as formas e razões de discriminação, violência doméstica e bullying, em todas as ilhas do arquipélago dos Açores.

A iniciativa foi desenvolvida numa parceria da Novo Dia, Associação para a Inclusão Social, com o Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Juventude.

Câmara da Povoação celebra protocolo de saúde oral para infantários e escolas

As crianças dos jardins-de-infância da escola da Vila da Povoação e da Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros foram submetidas ao rastreio de saúde oral, enquadrado no protocolo entre a Câmara Municipal da Povoação e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.

A autarquia ofereceu às crianças uma escova e pasta dentífrica, produtos que foram estreados na hora, por via de uma sessão explicativa sobre a lavagem correta dos dentes. As crianças receberam, ainda, folhetos, diplomas e outras publicações informativas.

‘Quero ter dentes felizes’ é a designação do projeto de saúde oral direcionado para os infantários e as escolas do município e engloba o rastreio populacional organizado a crianças com três, seis e 12 anos de idade.

A iniciativa tem por objetivo prevenir patologias da cavidade oral e dar a conhecer precocemente as doenças orais.

Ateliês de Natal gratuitos para os mais novos

A Câmara Municipal da Horta promove, no período de Natal, ateliês destinados a crianças e jovens entre os seis e os 12 anos.

A iniciativa decorre até ao próximo dia 28 de dezembro, no Teatro Faialense, sendo que as atividades assentam, entre diversos aspetos, na construção de enfeites e de postais, através de materiais reutilizáveis.

As atividades visam proporcionar umas férias diferentes às crianças e proporcionar apoio às famílias que, nesta altura de férias escolares, se confrontam com a dificuldade em ocupar os tempos livres dos seus filhos.

Movimento Solidário pelo João Pedro

‘Movimento Solidário pelo João Pedro’ assim se intitula a campanha que visa angariar fundos para a aquisição de um veículo adaptado para o jovem açoriano João Pedro.

Natural do concelho da Povoação, em São Miguel, o jovem de 15 anos está condicionado a andar de cadeira de rodas devido à Distrofia Muscular de Duchene, sendo que há cerca de dois anos se viu impedido de frequentar a escola pela ausência do referido veículo que requer um custo de 27 mil euros.

“A cadeira é muito mais alta do a que ele tinha anteriormente e não temos viatura para o levar à escola”, explicou Ana Paiva, mãe do jovem.

Os interessados em contribuir para o movimento solidário podem fazê-lo através de transferência para a seguinte referência bancária: PT50 0036 0227 99100033793 05. Os donativos também podem ser efetuados pelo link: https://www.facebook.com/donate/265741077422370/.

 

Luís Barbosa Band lança novo videoclipe

Créditos de imagem: Luís Barbosa Band.

A banda açoriana ‘Luís Barbosa Band’ lançou recentemente o videclipe do tema ‘All of My Dreams’, trabalho que se integra no álbum digital ‘Dust to the Sky’.

O Parque Urbano, em Ponta Delgada, constitui-se como cenário do vídeo, uma escolha que resultou não só da iluminação natural, como também da acessibilidade.

“Decorreu de forma espontânea. Já tinha uma ideia ou outra delineada para o vídeo, mas a maioria fluiu na altura. Parte dele era para ter sido filmado no Pinhal da Paz, mas quando lá chegamos, já se encontrava fechado. Correu muito bem e foi muito divertido de se fazer”, garantiu Luís Barbosa, vocalista da banda.

A letra do tema ‘All of My Deans’ foi escrita por Wilson Sousa, amigo de Luís Barbosa, sob influência da saudade e de um amor distante.

Em 2010, Luís Barbosa começou por se dedicar à música, explorando sonoridades variadas e produzindo temas da sua autoria enquadrados no Blues, Rock e Funk.

Luís Barbosa Trio, designação da banda na altura, surgiu seis anos mais tarde com uma atuação no Festival Monte Verde.

“O Jacinto Franco ligou-me a perguntar se queria ir tocar ao Monte Verde. Obrigada Jacinto! Liguei ao Dino e ao Pedro e assim se formou a banda. Com o passar do tempo, senti que faltava mais uma guitarra e falei com outro amigo, também do meio musical, o Ben Oliveira”, relembrou Luís Barbosa.

Até ao momento, a banda tem vindo a atuar em palcos como o Festival Monte Verde, Mais Jazz, Jardim Sagres Fest, Raiz Club, Baía dos Anjos e Portas da Cidade.

https://www.youtube.com/watch?v=KvhidLHf2Kg&fbclid=IwAR29Nti47aGOVN-TjO-ZdVu4BrNfVY4EmLghkJap0FcuudRcD8BePsQlQgM

Associação de Patinagem de São Miguel distingue atletas

O pavilhão da Escola Básica Integrada Roberto Ivens acolheu mais uma edição da Gala de Campeões de Patinagem Artística, evento que contou com cerca de 200 patinadores.

A iniciativa teve por objetivo promover e divulgar a modalidade, bem como premiar os atletas que alcançaram os lugares do pódio nos campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

A ocasião foi animada pelos clubes que atuaram com uma coreografia em grupo, além de que o jornalista Eduardo Mota, da RTP Açores, foi distinguido pela Associação de Patinagem de São Miguel com o prémio de jornalista do ano 2018.

O prémio mencionado resultou da votação dos clubes que dinamizam a Patinagem Artística em São Miguel.

De referir que a Gala de Campeões de Patinagem Artística foi promovida pela Associação Patinagem de São Miguel em Colaboração com o Clube de Patinagem de São Pedro.

Madalena com atividades para os mais novos

Na passada sexta-feira e domingo, o concelho da Madalena acolheu diversas atividades de animação de Natal dirigidas aos mais novos.

A iniciativa arrancou no último dia de aulas do concelho com diversos ateliers para crianças, na Biblioteca Municipal, uma Feira de Natal e atuações na Escola Cardeal Costa Nunes dos alunos desta instituição escolar.

Ocorreram também atuações das turmas de ballet e hip hop do Centro de Formação Artística (CFA), numa organização conjunta da autarquia com os alunos do 10.º e 11.º anos de Ciências e Tecnologia e do 10.º de Línguas e Humanidades da escola mencionada.

No domingo teve lugar a Feira de Artesanato e Produtos Natalícios, a par de ballet e hip hop com os alunos do CFA e da entrada livre para duas sessões de cinema do filme ‘Grinch’.

A animação nos dois dias foi, ainda, reforçada pela presença do Pai Natal.

Natal com música na Madalena

Os alunos de guitarra e canto do Centro de Formação Artística da Câmara Municipal da Madalena irão promover um concerto de Natal, sob orientação dos professores Marco Leal e André Medeiros.

Assim, nos dias 20 e 22 as atuações terão lugar no Híper Compre Bem, sendo que a 21 de dezembro decorrerão no Solmar.

O concerto ocorrerá das 17h30 às 18h30, numa iniciativa autárquica tem por intuito dinamizar o tecido empresarial, envolvendo a Vila na quadra natalícia.

 

×
Mega Jovem