Avelino Meneses, secretário regional da Educação e Cultura, salientou que a educação se constitui como o “melhor investimento” na promoção do desenvolvimento.

O secretário regional falava no V Fórum Açoriano Franklin Roosevelt, no âmbito do painel sobre educação, tendo referido que sair da escola sem uma qualificação é como “deixar o futuro na escola vergado ao peso de um presente sem horizontes”.

Assim, de acordo com Avelino Meneses, é necessário combater “tantas falsidades”, como a do excesso de qualificações, que “nunca são excessivas”, e a de “saídas profissionais” porque “elas sempre existem, sobretudo para os detentores das melhores competências”.

Sob intuito de impedir que “algum aluno fique para trás”, procedeu-se à construção de um plano integrado de promoção do sucesso escolar, o ProSucesso – Açores pela Educação, adiantou o secretário regional.

O plano mencionado, ao nível do ensino básico, aposta, através do acompanhamento, na identificação precoce de todos os atrasos para que “jamais se tornem irreversíveis” e no ensino secundário, por via da diversificação das vias pedagógicas.

Avelino Meneses destacou, ainda, a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social para “complementar a ação” das famílias mais desprovidas de recursos e numa lógica de assegurar que todos os alunos fiquem “em pé de igualdade”.

“Não será por falta de persistência que não obteremos resultados”, concluiu.