Lúcio Rodrigues, diretor regional da Juventude, destacou o exemplo do jovem açoriano Diogo Sousa, da seleção nacional de Futebol de Rua, que irá disputar o Campeonato do Mundo que decorre este mês, no México.

O diretor regional falava à margem da apresentação da seleção mencionada, tendo frisado que Diogo Sousa “personifica o exemplo do mérito possibilitado pelo esforço e pelo empenho que depositou no sonho de jogar futebol ao mais alto nível”.

“Estamos a falar de um jovem que, como outros, se encontrava em situação de possível exclusão social, mas que teve a coragem de investir em si, de acreditar que era possível e de fazer acontecer”, salientou.

Lúcio Rodrigues enalteceu este exemplo por transmitir a todos os jovens açorianos que é possível estarem ao melhor nível mundial nos seus respetivos campos, no desporto, nas artes, nas ciências, no plano académico e em qualquer atividade.

O Futebol de Rua, na ótica do diretor regional, assume-se como uma modalidade com regras bem definidas e onde existem quadros competitivos a nível mundial.

O diretor regional afirmou que o Futebol de Rua “é mais um instrumento de promoção da mudança de comportamento em jovens, muitas vezes, desapoiados ou sem rumo, mas que encontram aqui a oportunidade de fazerem o que gostam, desenvolvendo-se como jogadores e como pessoas”.

Diogo Sousa, que se encontra integrado no projeto CDIJ Perkursos, uma valência da KÁIROS, foi capitão da seleção dos Açores na final nacional do torneio, que se realizou em Braga.

O jovem açoriano joga futsal na equipa da Casa do Povo do Livramento, mas já jogou futebol no Marítimo de Ponta Delgada, além de jogar com os amigos no campo da escola da Fajã de Baixo.

“O Diogo Sousa é um jovem que, pela sua qualidade e determinação, irá representar, e bem, o nosso país. Mas, para além de representar Portugal, irá igualmente representar os Açores, o que nos orgulha muito”, destacou Lúcio Rodrigues.

O Mundial de Futebol de Rua ocorre de 12 a 18 de novembro, na cidade do México, contanto com 64 equipas, uma das quais a seleção nacional portuguesa que ocupa a terceira posição no ranking mundial.