De 20 de outubro a 24 de novembro, o Museu do Oriente, em Lisboa, organiza um curso com o professor António Barrento, sob intuito de dar a conhecer um período da História do Japão, da Restauração Meiji até ao final da Segunda Guerra Mundial.

Em seis sessões, das 10h às 13h sob custo de oitenta euros, este curso incide sobre o período Meiji, 1868-1912, o período Taishō, 1912-1926, e as primeiras décadas do período Shōwa, 1926-1945.

Numa primeira parte, o curso centra-se nos principais desenvolvimentos, a nível interno, de ordem política, social, económica e militar, incluindo, por exemplo, a construção de um Estado Moderno e o estabelecimento de uma nova ordem social.

Posteriormente, incide na presença do Japão na ordem internacional, com ênfase na sua participação numa sucessão de intervenções militares no exterior desde a expedição a Taiwan de 1874 até à segunda guerra mundial.

Serão, ainda, abordadas questões como a modernidade e a construção de identidades, a par da religião, alimentação, vestuário e lazer.

O curso é orientado por António Barrento, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutorado em História da China, Mestre em Língua e Sociedade Japonesas, História da Ásia, Estudos Asiáticos e Estudos Europeus Avançados.