A terceira fase do projeto ‘Conta-me outros Contos – Sortido de Histórias da Europa’ realiza-se esta semana nas ilhas do Grupo Ocidental, integrando sessões dirigidas às escolas, ao público sénior dos centros de dia e à população em geral.

As sessões iniciaram-se ontem, na EB 1,2 JI das Lajes das Flores para os alunos do primeiro e segundo ciclos. Hoje e amanhã terão lugar sessões dirigidas aos alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos da Escola Básica e Secundária das Flores.

No dia 25 de outubro ocorrerá, ainda, uma sessão na EB/JI de Ponta Delgada e outra no Centro de Dia desta freguesia do concelho de Santa Cruz das Flores.

A ilha do Corvo receberá esta iniciativa na sexta-feira, dia 26 de outubro, com uma sessão para os alunos da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, na Biblioteca, às 16h00.

A narração oral de contos tradicionais europeus nesta atividade intergeracional será realizada pelo ator e contador de histórias açoriano Valter Peres, que é responsável pela dinamização deste projeto.

A iniciativa tem por intuito difundir e valorizar a riqueza do património cultural imaterial europeu, neste caso a narrativa oral, que tem contribuído para a transmissão de saberes.

Este ano já foram realizadas duas dezenas de ações nas ilhas do Faial, São Jorge e Graciosa, sendo que em 2017 tiveram lugar três dezenas de sessões nas ilhas do Pico, Terceira, São Miguel e Santa Maria.

Em 2018 também se realizou uma sessão deste projeto em Lisboa, no âmbito da Futurália, a maior feira de educação e formação de cariz nacional.