A CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens lança, pelo quinto ano consecutivo, o concurso CriaPOESIA – Encontro Juvenil do Atlântico.

A iniciativa é dirigida a alunos do terceiro ciclo e secundário dos arquipélagos da Madeira, Açores, Cabo Verde e Canárias e consiste num concurso de poesia e poesia visual.

O concurso, para além da valorização da Língua Portuguesa e da expressão artística dos jovens poetas insulares, visa reunir no mesmo espaço geográfico todos os participantes, num fim de semana, de 11 a 12 de maio, focado na poesia e no diálogo entre as várias culturas da Macaronésia.

A data limite para inscrição e entrega de trabalhos é até ao dia nove de janeiro de 2019 e o ‘fim de semana poético’, em que se realiza a cerimónia de entrega de prémios terá lugar no Funchal de 11 a 12 de maio.

No ano letivo 2015/2016, a organização juntou cerca de 200 participantes entre alunos e professores e contou com apadrinhamento por parte do poeta José Agostinho Baptista. Já em 2016/2017, o número de participantes na viagem aumentou para 300 madeirenses e açorianos, sendo o padrinho dessa edição o escritor Válter Hugo Mãe.

No ano letivo transato, a iniciativa bateu o recorde de 600 concorrentes a bordo do navio ‘Lobo Marinho’, de vários concelhos da Madeira, Açores e Cabo Verde.

Esta iniciativa é promovida no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido com as Secretarias de Educação das Regiões mencionadas.

De referir que a CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, reconhecida oficialmente como instituição de utilidade pública, é uma proposta de intervenção de cariz humanista, nascida em 2007.