São duas as equipas que representam Portugal na competição internacional NASA Space Apps Challenge que foram selecionadas numa iniciativa promovida nos Açores em parceria com o Consulado dos Estados Unidos da América e o Governo Regional, por via da Associação Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.

A competição global integra as ideias das equipas açorianas ‘PMATeam’ e ‘Carbonocracy’, sendo escolhidas as melhores soluções a nível mundial para cada um dos desafios propostos pela NASA.

Selecionada após um exigente processo de admissão, uma das equipas engloba elementos de uma empresa instalada no Nonagon, infraestrutura da rede pública que está a ser implementada pelo executivo, em toda a Região, sob intuito de fomentar o empreendedorismo e a inovação.

A ENTAX, equipa de quatro alunos da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, mostrou uma aplicação para telemóvel para observação de detritos espaciais, visando consciencializar a população para a relevância deste fenómeno.

Por seu turno, os ‘Carbonocracy’ trabalharam numa aplicação que pretende informar o grau de emissão de carbono de cada indivíduo, com o objetivo de sensibilizar para a redução do seu impacto na Terra.

A PMATeam desenvolveu um jogo que pretende partilhar, com as crianças, conhecimento sobre o sistema solar com base na montagem de puzzles reais e utilização de uma aplicação complementar com recurso ao reconhecimento de voz realidade aumentada.

Os projetos foram avaliados por um júri constituído pelo Cônsul dos EUA, pela diretora da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade dos Açores, pelo diretor da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, pelo diretor da Escola de Novas Tecnologias dos Açores e pelo representante do Observatório Astronómico de Santana.

De salientar que o NASA Space Apps Challenge é uma competição internacional em que, durante um período de 48 horas, milhares de equipas de todo o mundo trabalham para resolver desafios propostos por cientistas e engenheiros da NASA sobre os problemas que a humanidade enfrenta na superfície do planeta e no espaço.