A Aquila Medical Innovation foi eleita, pela  Healthcare City, a startup do ano 2018, tendo a entrega do prémio ocorrido na reitoria da Universidade Nova de Lisboa no âmbito da cerimónia do Health Innovation 2018.

A Aquila Medical Innovation constitui-se como uma startup na área das Tecnologias da Informação que visa, sobretudo, ajudar as instituições de saúde a serem mais eficientes, através da combinação entre tecnologia e pessoas.

A startup do ano desenvolveu um algoritmo que permite aos radiologistas interpretar exames imagiológicos com maior fiabilidade.

A atribuição do Healthcare City Award 2018 teve por base critérios como o empenho do empreendedor, o potencial comercial da ideia e a evolução da startup.

Entre as nomeadas também constava a Bashbabu, startup que criou uma almofada calmante para crianças feita de materiais 100% naturais, e a Nudge, que utiliza a economia comportamental ao implementar medidas que influenciam a tomada de decisão dos cidadãos.

A Health Innovation 2018 foi uma uma iniciativa organizada pela Healthcare City em parceria com a Plataforma Estratégica NOVAsaúde da Universidade Nova de Lisboa que teve por objetivo debater os maiores desafios na área da saúde e promover a inovação.

A Healthcare City resulta de uma parceria entre a Nova Medical School, a Janssen, companhia farmacêutica do Grupo Johnson & Johnson, o Grupo Lusíadas Saúde e a Médis, sob intuito comum de estimular empreendedores a desenvolver ideias e a dinamizar a oferta de soluções inovadoras para o setor.