A Festa do Cinema Italiano estará, pela primeira vez, em Angra do Heroísmo de 18 a 21 de outubro.

Novidades, clássicos, antestreias, cinema para crianças e aulas de italiano no centro cultural de congressos marcam a iniciativa, cuja sessão de abertura encontra-se agendada para o dia 18 de outubro às 21h00, com The Place, último filme de Paolo Genovese.

No dia 19, pelas 10h30 da manhã, a sessão será  dedicada aos mais novos com Pipí, Pupù e Rosmarina e o Mistério das Notas Roubadas, a mais recente obra de Enzo d’Alò, ao autor do famoso ‘O Gato que Ensinou a Gaivota a Voar’.

Ainda no dia 19, às 21h00 decorrerá a última estreia cinematográfica com ‘Em Guerra por Amor, do conhecido humorista Pif.

Pelas 16h00 do dia 20 terá lugar uma aula aberta de língua italiana com um professor do Instituto Italiano de Cultura. Pelas 18h ocorrerá a sessão do filme que abriu o festival em Lisboa, o ‘Fantasma da Sicília’, numa reflexão sobre a máfia atual no sul da Itália. A sessão do último filme de Gabriele Muccion, ‘Cá Por Casa Tudo Bem’, será transmitida às 21h00 do dia 20.

A 21 de outubro, às 14h00, será dedicado aos mais novos um atelier com curtas de animação e atividades, sucedendo-se às 16h00 o filme ‘Raffaello – o príncipe das artes’. Pelas 18h30 será divulgado um dos maiores clássicos do cinema italiano, o filme ‘Cinema Paraíso’, encerrando-se o evento pelas 21h00 com ‘A Rapariga no Nevoeiro’.

Esta será a 11ª edição da Festa do Cinema Italiano que se irá realizar em 17 cidades portuguesas, além de outros países lusófonos, como Angola, Moçambique e Brasil.