A percentagem de desempregados açorianos sem habilitações é a mais baixa do país, garantiu Paula Andrade, diretora regional do Emprego e Formação Pofissional.

A diretora regional falava na cerimónia de entrega de diplomas dos cursos ABC a mais de 40 pescadores, em Rabo de Peixe, onde salientou que a taxa de desempregados adultos ronda os 4,6% enquanto a média nacional é de 7,6%.

Paula Andrade explicou que a reduzida percentagem deve-se ao trabalho desenvolvido, desde 2013, pelo Governo Regional na criação de cursos direcionados para adultos, sob intuito de aumentar as qualificações e competências dos açorianos.

Os cursos mencionados são promovidos pela Rede Valorizar que começou por formar 400 pessoas, alcançando, atualmente, uma média de 1500 por ano.

“Estamos a falar de muitos adultos que não tiveram oportunidade na idade ‘normal’ de poder estudar e que lhes foi dada uma segunda oportunidade e conseguiram alcançar esses níveis de escolaridade”, frisou Paula Andrade.

Na ocasião também esteve presente Luís Rodrigues, diretor regional das Pescas, o qual salientou que a formação dos profissionais constitui-se como uma prioridade para a secretaria regional do Mar, Ciência e Tecnologia.