O programa Academia do Jovem Voluntário tem por objetivo promover a participação de jovens residentes na Região em ações de voluntariado.

A iniciativa destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos à data de início da ação de voluntariado e que residam nas Regiões Autónomas dos Açores ou da Madeira.

De entre as oportunidades inseridas no programa surge, por exemplo, o projeto ‘Ajuda a Fazer Crescer’, desenvolvido pelo Colégio de São Francisco Xavier e que assenta, entre diversos aspetos, no apoio a crianças nos recreios, no refeitório e na realização de atividades lúdicas.

‘Verão sobre rodas’ assim se intitula outra das oportunidades que constam no projeto e que incide no apoio a pessoas com deficiência motora nas atividades culturais e de lazer. ‘Jovem Albicastrense’ assume-se como uma oportunidade de voluntariado a decorrer na Junta de Freguesia de Castelo Branco e que tem por intuito promover diversos projetos de cariz cultural e social.

Estas são algumas das oportunidades que o programa Academia do Jovem Voluntário engloba e que podem ser consultadas em: https://voluntariadojovem.azores.gov.pt/projetos

O programa Academia do Jovem Voluntário foi promovido por Berto Messias, secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, através da direção regional da Juventude em conjunto com a Região Autónoma da Madeira.