De 14 a 18 de maio decorrerá, na Escola Secundária Domingos Rebelo (ESDR), uma semana dedicada ao teatro que conta com a participação de oito turmas.

O evento incluirá a apresentação de nove peças de teatro, sendo duas as sessões de apresentação ao público que terão lugar nos dias 16 e 17, com entrada livre. Pelas 19h, do dia 16, será representada a peça ‘Uma viagem ao planeta Terra’, à qual se seguirá a peça ‘Ninguém’, pelas 21h. Para o dia 17 encontra-se agendada a apresentação da peça ‘Isto Move-me’ que consiste numa paródia sobre o uso dos telemóveis.

A peça intitulada ‘Ninguém’ baseia-se em ‘Frei Luís de Sousa’, de Almeida Garrett e integra a participação de cerca de 17 alunos do 9º ano de escolaridade da ESDR.

“Nesta peça iremos falar sobre um fantasma que estragou as nossas filmagens. Vai ser muito divertido e espero que tudo corra bem” – adiantou Sofia Sousa, jovem que irá representar na peça ‘Ninguém’.

“No 9º ano decidimos fazer algo mais sério ao dar a cada turma uma peça de cerca de uma hora. Eles não veem isto apenas como uma disciplina, mas também como um projeto, onde podem desenvolver um trabalho comum” – garantiu Gilberto Cardoso, responsável pelo grupo dos professores de Teatro na ESDR.

Gilberto Cardoso garantiu à MegaJovem que a aderência à disciplina de Teatro tem superado as expectativas. “Quando a opção ficou disponível para o 9º ano de escolaridade, pensávamos que íamos ter talvez seis ou sete alunos por turma, mas acabamos por ter turmas completas, o que nos surpreendeu e muito” – frisou. O mesmo se verificou com o clube de Teatro que, inicialmente, englobava oito alunos, sendo que atualmente conta com mais 10.

A iniciativa em questão insere-se no âmbito da disciplina de Teatro que é lecionada na Escola Secundária Domingos Rebelo.