Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional, salientou que o primeiro orçamento participativo dos Açores superou as expectativas ao integrar 326 antepropostas na fase de apresentação de ideias.

De acordo com o vice-presidente, foram submetidas 167 antepropostas online e 159 foram apresentadas presencialmente nos 26 encontros participativos. “Por área temática temos 128 antepropostas na área da Juventude, 85 na do Turismo, 67 na da Inclusão Social e 46 na área do Ambiente” –  adiantou Sérgio Ávila.

Em São Miguel foram apresentadas 75 antepropostas, na Terceira 63, em São Jorge 51, no Pico 38, nas Flores 26, em Santa Maria 24, na Graciosa 23, no Faial 20 e no corvo seis.

Até 24 de junho decorre a segunda fase do Orçamento Participativo Açores com análise e validação das antepropostas. A terceira fase está agendada entre 25 e 29 de junho, onde serão conhecidas as listas provisórias de propostas, sendo que a partir de 2 de julho até 30 de setembro terá início a fase da votação.

“Concluir-se-á, assim, este ano e pela primeira vez, uma iniciativa que reputamos de verdadeiramente importante” – frisou Sérgio Ávila.