Berta Cabral e António Ventura, deputados do PSD/A na Assembleia da República, pretendem que o Governo altere, no próximo ano letivo, a hora de início dos exames nacionais.

Os social democratas exigem que os exames tenham início às 9h30 na Região Autónoma dos Açores, correspondendo às 10h30 em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira.

“Nos Açores, devido à diferença horária face a Portugal continental, os exames começam uma hora mais cedo, nomeadamente às 8h30 e, portanto, têm de se apresentar para exame cerca das 08h00” – explicou António Ventura.

O parlamentar adiantou que, nos Açores, a maioria dos estudantes não dispõe de transporte próprio, estando, assim, dependente dos transportes públicos assentes em horários fixos.

“A orografia, a dispersão populacional, a rede viária e os horários dos transportes públicos farão com que muitos estudantes açorianos tenham de acordar várias horas mais cedo, para estarem atempadamente na escola para a realização dos exames nacionais” – salientou o social democrata.

Os deputados destacaram a importância do sono e da sua qualidade para os resultados educativos dos alunos e esperam que a tutela confira a devida atenção à proposta de alteração.