De 1 de maio a 15 de junho decorrerá o período de candidaturas ao Concurso Regional de Empreendedorismo, promovido pela vice-presidência do Governo Regional.

A iniciativa destina-se a pessoas com mais de 18 anos, individualmente ou em grupo, que apresentem projetos que se destinam à criação de negócios inovadores, exequíveis e que respondam às necessidades do mercado.

Prevê-se a entrega de um vídeo, onde se expõe a ideia de negócio, bem como, a realização de uma curta de apresentação por parte de cada equipa perante o júri. De 1 de setembro a 15 de outubro terá lugar a segunda fase do concurso, que assenta na formação específica e consultadoria aos concorrentes selecionados, com vista ao desenvolvimento das ideias de negócio apresentadas.

Os planos de negócio serão entregues durante o período de 16 a 30 de outubro, sucedendo-se o processo de seleção pelo júri, onde serão apurados três projetos vencedores.

Será atribuído um prémio de 25 mil euros ao primeiro classificado, de 20 mil euros ao segundo e de 15 mil euros ao terceiro.

O concurso visa, sobretudo, a criação de empresas nos Açores a partir dos projetos a concurso, a par do fomento da capacidade de iniciativa, da criatividade e do comportamento empreendedor.