Marta Guerreiro, secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, garantiu que 75 escolas açorianas, no ano letivo 2017/2018, estão inscritas no programa Eco-Escola.

O programa mencionado, de acordo com a secretária regional, é um dos principais ativos no trabalho com a comunidade escolar sobre a sustentabilidade ambiental.

“Hoje contamos com 75 escolas aderentes, o que contrasta com as primeiras quatro, em 1999, ano em que se iniciou nos Açores o mais antigo programa de educação ambiental para a sustentabilidade” – salientou Marta Guerreiro.

A secretária regional falava no âmbito do hastear da bandeira na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta. De acordo com Marta Guerreiro, a escola mencionada participa no programa Eco-Escola desde 2002 e recebeu o galardão da Bandeira Verde em 14 das 16 candidaturas que apresentou.

“O hasteamento da Bandeira Verde em cada ano é o reconhecimento de que a escola continua a cumprir os objetivos e a metodologia Eco-Escolas, que é inspirada nos princípios da Agenda 21 Local, envolvendo a participação das crianças e jovens na tomada de decisões e na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis” – concluiu a secretária regional.