Até ao dia 16 do presente mês estão abertas as candidaturas para o concurso ‘Escola Alerta!’ que visa mobilizar os alunos para a superação da discriminação.

Sob orientação pedagógica de docentes, o concurso mencionado tem por base a divulgação de trabalhos realizados por alunos, onde sejam definidas as barreiras com que todos são confrontados nos espaços públicos em geral e as respetivas propostas de solução.

A iniciativa destina-se a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário público e privado. Também se podem candidatar crianças e jovens que frequentam centros educativos do Instituto de Reinserção Social ou outras instituições educativas sob tutela do Ministério do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social.

Os trabalhos a concurso devem englobar textos descritivos, acompanhados de suportes audiovisuais, realizados pelas crianças e jovens. A par disso, os participantes podem recorrer a desenhos, fotografias, CD, DVD e PowerPoint.

A avaliação dos trabalhos desenvolve-se em duas fases, sendo que a primeira consiste na apreciação por parte do júri da escola e a segunda por parte do júri nacional.

Na categoria um, respeitante ao 1º e 2º ciclos do ensino básico, e na categoria dois, composto pelo 3º ciclo do ensino básico e secundário, são atribuídos três prémios no valor de 2000, 1000 e 750 euros. Os prémios têm por objetivo a aquisição de material bibliográfico e informático para a escola que beneficie diretamente os alunos.

O concurso ‘Escola Alerta!’ assume-se como uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação em colaboração com os Governos Civis, Direções Regionais de Educação do Continente e Regiões Autónomas e das Câmaras Municipais.