No âmbito da abertura do IV seminário ‘Municípios Amigos do Desporto’, Ricardo Martins Mota, vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, destacou a importância do desporto.

Na ótica do autarca, o desporto “é uma escola de solidariedade e equidade”, visto que as regras de uma competição aplicam-se a todos, além de que os participantes apresentam objetivos comuns.

O vice-presidente aproveitou, ainda, para alertar para a problemática do absentismo e do abandono escolar precoce, situações que garantiu necessitarem de uma política desportiva pensada, de modo a que jovens possam ser “mais do que uma repetição da vida dos seus pais ou avós”.

No que respeita ao desporto escolar, Ricardo Martins Mota salientou ser necessário definir soluções que permitam que os jovens, ao abandonarem os estudos, continuem a interagir socialmente com os seus conterrâneos e a contribuir para a comunidade. A par disso, o vice-presidente defendeu que os clubes devem proceder a uma integração ideológica, que permita “tirar o melhor de cada um” nas diversas modalidades.

O autarca referiu-se, ainda, ser fulcral refletir acerca do papel dos clubes de futebol do concelho e compreender “como servem”.