O meu nome é Neuza, vou fazer 20 anos e estou neste momento a frequentar o meu segundo ano no curso de Comunicação Empresarial no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). Cresci e sempre vivi em São Miguel, até tomar a decisão de ir viver para o Porto e prosseguir os meus estudos académicos.

Sempre tive em mente que iria sair para continuar a estudar porque, infelizmente, a Universidade dos Açores não me oferecia aquilo que queria. Então, mentalizei a minha família e, principalmente, mentalizei-me de que seria a melhor coisa a ser feita.

Eu tinha um plano e tudo na minha cabeça, parecia não ter falhas. Obviamente acabei por me desiludir.

Por mais que tentemos, é impossível fazer tudo à nossa maneira e vamos falhar redondamente até aprendermos. Eu cresci imenso nestes quase dois anos e aprendi muita coisa e uma delas é que há situações que nos ultrapassam e não podemos fazer nada em relação a elas, então conforma-te com aquilo e segue em frente.

Ser estudante deslocado é sinónimo de coragem, de nostalgia e de orgulho pela terra que nos fez nascer.

O melhor de estudar fora é voltar é receber todo o amor que a ilha tem para dar, não existem palavras que expliquem o sentimento de voltar a casa.

Por isso, se queres sair e seguir o teu futuro “lá fora”, lembra-te de que nem tudo vai ser perfeito, que vais falhar e é normal, mas que também vais aprender muito. São os melhores anos da tua vida, aproveita!

Texto da autoria de Neuza Carvalho, jovem de 19 anos. Natural da ilha de São Miguel, Neuza estuda Comunicação Empresarial no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.